top of page

De quantos amigos você precisa?

Muitas das funções avançadas que os humanos são capazes de processar, como autoconsciência, pensamento consciente, solução de problemas, autocontrole e linguagem, só são possíveis graças ao neocórtex, a parte do cérebro dos mamíferos que evoluiu por último. Essa região corresponde a mais de 75% do volume cerebral e foi a evolução do neocórtex que nos permitiu, por exemplo, formar grupos de cooperação maiores do que outros mamíferos e transmitir nosso conhecimento por meio da cultura.


O antropólogo Robin Dunbar descobriu que o tamanho do cérebro estabelece um limite de cerca de 150 pessoas com quem podemos manter relacionamentos estáveis e significativos.


Faça um exercício rápido: anote em seu bloco de notas quantos amigos você tem. Agora pense: quantos desses amigos ou seguidores nas redes sociais você realmente mantém interações significativas em determinado momento da vida?


Para Dunbar, as comunidades humanas funcionam de maneira ideal quando não excedem muito o número 150. No entanto, nossas redes sociais facilmente ultrapassam esse limite. A tecnologia ampliou nosso círculo social além da capacidade natural de manter relações profundas: com uma única postagem, alcançamos milhares de pessoas.


Em uma leitura moderna da descoberta de Dunbar, ter amigos ou seguidores pode até inflar nossa autoestima, mas o número de pessoas em quem realmente confiamos, com quem temos afinidade emocional e vínculo verdadeiro, continua limitado.


Em um mundo onde colecionamos seguidores, talvez o ver

ree


 
 
 

Comentários


bottom of page