top of page

Consultoria de campanha que gera campeões


Elaine e Dudu: os mais votados de Indaial

Quero compartilhar algo que me orgulha demais. A vereadora mais votada de Indaial, Elaine Pickler (PSDB), e o segundo mais votado, Dudu Cunha (MDB), foram meus clientes de consultoria política com tráfego pago, roteirização de vídeos e gestão de redes sociais. Trabalhei para Elaine na pré-campanha e para Dudu, tanto na pré-campanha quanto durante a campanha.


Elaine foi eleita com 1.414 votos. Dudu fez 1.413. Que baita coincidência! Destaco aqui o comprometimento de ambos durante a campanha eleitoral. Elaine foi minha cliente na pré-campanha, quando estava na corrida para ser candidata a vice-prefeita. Por questões internas e arranjos políticos, ela decidiu que o momento era mais adequado para uma candidatura a vereadora. Meu trabalho com ela na pré-campanha envolveu a produção de alguns vídeos e orientações sobre como deveria anunciar os conteúdos que produzia.


Já durante a campanha, acompanhei Elaine de longe e percebi que ela compreendeu perfeitamente como dialogar com os indaialenses. Investiu poucos recursos em tráfego pago, mas apostou forte na produção de excelentes vídeos, com textos que foram ao encontro do que seus eleitores queriam ouvir.


Tráfego pago é mais sobre bons conteúdos do que sobre dinheiro. Você pode investir centenas de milhares de reais em impulsionamentos de conteúdos políticos e não ter retorno algum. Ou pode aliar conteúdos com aderência aos interesses do eleitor com anúncios bem feitos.


O segundo mais votado, Dudu Cunha, contou com minha consultoria diária a partir do final de junho, ainda na pré-campanha. Iniciamos um trabalho forte de roteirização de vídeos e gestão das redes. O tráfego pago veio na sequência e nos mostrou um cenário excelente.


A partir de 16 de agosto, primeiro dia da campanha eleitoral, mudamos muito pouco a estratégia. Mantivemos a produção de vídeos semanais e intensificamos os impulsionamentos. Dudu foi um candidato extremamente empenhado e disciplinado. Soube me ouvir e foi ouvido.


Tem muito assessor por aí que acredita ser dotado de toda a sabedoria e experiência do mundo. Ouvir o político é essencial e, em muitas ocasiões, foi o sentimento do Dudu que determinou as abordagens durante a campanha.


Ambos, Elaine e Dudu, farão excelentes mandatos na Câmara de Vereadores de Indaial a partir de 2025; disso eu não tenho dúvidas. E acredito que não há segredo ou fórmula mágica para o sucesso de uma campanha ou mandato.


Mas existem algumas estratégias que julgo essenciais:


Organização de contatos em planilhas de Excel;

Conteúdos diários e frequência de anúncios;

Diversificar os posts em fotos e vídeos (feed não é catálogo da Netflix);

Investir pesado em stories mostrando o dia a dia da campanha;

Nunca deixar o eleitor sem resposta: nem pessoalmente, nem nas redes sociais;

Fez evento? Tenha sempre uma lista de presença na entrada para anotar nome, bairro e contato dos participantes, e depois gere anúncios para esse público;

E, por fim, evitar "dar bom dia para o cavalo". Candidato a vereador não precisa dialogar ou impulsionar para toda a cidade. Tem que dialogar muito com o público engajado no Facebook e no Instagram, e sempre procurar novos engajados.
 
 
 

Comments


bottom of page