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Conteúdo, frequência e conexão

Post com mais planejamento e menos afobação

Estes três itens compõem a palestra que tenho apresentado para políticos em mandato e candidatos que concorrerão à eleição deste ano. Percebo um afobamento e um desespero de alguns em aparecer o tempo todo, falando de tudo. Conteúdo é o tópico que mais preocupa.


Por mais que a gente (marqueteiros) fale, explique e mostre caminhos a seguir na produção de conteúdo, os políticos ainda são inflamados pelo ego e por zilhares de opiniões de especialistas de ocasião.


Qual o caminho para um bom conteúdo?


Acredito que seja entender a audiência (tão básico, não é mesmo!), perceber os movimentos do público em torno de alguns temas e fazer muitos testes. Tentativa e erro!


Não creio que basta apenas entendermos o algoritmo e manjar dos paranauês do Tráfego Pago de conteúdo. O método de Tentativa e Erro, pra mim, ainda é o melhor caminho.


Tentativa e Erro é um método de resolução de problemas em que várias tentativas são feitas para chegar a uma solução.


Você tenta, observa e avalia se determinado conteúdo funciona ou não. Parece tão simples, né. E é mesmo. Mas por qual motivo muitos políticos insistem na produção de conteúdos desconectados da realidade do eleitorado?


O que move um vereador de uma cidade de 30 mil habitantes a postar conteúdo de Israel, Palestina, eleição da Venezuela, tiro na orelha do Trump e afins? Vai ter especialista do ramo da comunicação política dizendo que esse tipo de conteúdo é entretenimento e é o que as pessoas querem ver.


Não acredito nisso.


Conteúdo precisa se conectar verdadeiramente com o cotidiano do morador. Precisa ter aderência com a realidade local, com os problemas reais. Sempre foi sobre isso.

As redes sociais criaram um ambiente maravilhoso de contato direto do político com o eleitorado.


Por que desperdiçar essa infinidade de canais de comunicação se preocupando com banalidades?

 
 
 

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